Ao fazer as pesquisas para a postagem do ciclo endométrico menstrual, comecei a me perguntar o que seria a endometriose, então resolvi pesquisar. Achei bem interessante e gostaria de compartilhar com vocês.
Todos os meses, o endométrio fica mais espesso para que um óvulo fecundado possa se implantar nele. Quando não há gravidez, esse excesso de tecido endométrio descama e é expelido na menstruação. A endometriose é uma doença benigna, que acontece quando partes desse tecido descamado, vai sentido contrario, e ao invés de ser expelido pela vagina junto à menstruação, se aloja em locais que não deveria, como nos ovários e nas trompas.
A causa dessa doença ainda é desconhecida, portanto, não se tem definido um método de prevenção, mas sabe-se que há um risco maior de desenvolver endometriose se a mãe ou irmã da paciente apresentarem a doença, então se for o seu caso, deve prestar mais atenção nos sintomas, principalmente se estiver na faixa dos 30 anos (idade em que, geralmente, acontece o diagnostico). Os sintomas variam de mulher, os mais comuns são dores pré-menstruais, dores durante as relações sexuais, dores na região pélvica, fadiga e exaustão, fluxo menstrual intenso ou irregular, cólica menstrual intensa, alterações intestinais ou urinarias durante a menstruação e dificuldade pra engravidar ou infertilidade.
Existem dois tipos de tratamento, através de medicamentos ou cirurgia. Cada um deles tem suas especificidades, e cabe ao ginecologista avaliar a gravidade da doença e recomendar o devido tratamento, ou caso necessário, os dois tratamentos.
Bom, espero ter ajudado vocês. Beijos. Ate a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário