Enquanto eu fazia a postagem sobre o Espermograma, encontrei alguns artigos falando sobre o desenvolvimento dos espermatozoides, sequencia de eventos que me interessou por ser relativamente diferente do nosso, meninas, então mais uma vez motivada pela curiosidade resolvi fazer mais uma postagem sobre o sistema reprodutor masculino. :D
Inicialmente temos de saber o conceito de espermatogênese: é um processo no qual ocorre a formação dos gametas masculinos, ou seja, os espermatozoides. Esse processo se dá no interior das glândulas sexuais ou gônadas, que, no sexo masculino, são os testículos.
Agora podemos dar inicio ao tema, bom, nos testículos são encontrados milhares de tubos finos e enovelados, os tubos seminíferos, onde se localizam as espermatogônias (2n). As espermatogônias multiplicam-se através de mitose até a adolescência, período no qual passam a se multiplicar com maior intensidade. Depois da multiplicação, ocorre a fase de crescimento, em que algumas espermatogônias crescem e duplicam seus cromossomos, transformando-se em espermatócitos primários ou espermatócitos I (2n). Os espermatócitos primários sofrerão meiose, dando origem a duas células haploides chamadas espermatócitos secundários ou espermatócitos II (n) que sofrerão outra meiose, originando quatro células haploides, chamadas espermátides. As duas meioses que os espermatócitos sofrem representam a fase de maturação.
A próxima fase da-se o nome de especiação ou periodo de diferenciação, como o próprio nome já diz, é nela que as espermátides começam a se transformar em espermatozoides. Nessa fase, as espermátides perdem praticamente todo o citoplasma e começam um processo em que desenvolverão, a partir do centríolo, um flagelo.
Existem algumas células que se localizam nos túbulos seminíferos que são responsáveis pela distribuição e produção de testosterona, hormônio esse que é essencial para a maturação dos espermatozoides, são elas respectivamente Células de Sertoli e Células de Leydig. As células de Sertoli possuem uma particularidade, elas não se dividem durante a vida sexual madura de um individuo, por tanto, se essas células não se desenvolverem ou morrerem o individuo será infértil, mas em contrapartida elas são extremamente resistentes a condições adversas como infecções, desnutrição e radiações e possuem uma taxa de sobrevivência muito melhor após essas agressões.
Os espermatozoides possuem um flagelo, e no inicio dele encontramos mitocôndrias que tem a função de fornecer energia, sendo que na cabeça do espermatozoide podemos encontrar o acrossoma, originário do Complexo de Golgi, que contem enzimas com a função de facilitar a penetração do gameta no óvulo. O núcleo do espermatozoide é o local onde os cromossomos paternos ficam armazenados.
Espero ter esclarecido algumas duvidas, beijos e até a próxima!
Nossa!!! Estou adorando os posts!!! Aguardo novidades...
ResponderExcluirObrigada!! <3
Excluir