quinta-feira, 12 de maio de 2016

Terceira semana

Boa Tarde Meninas,
Hoje vim falar um pouquinho sobre a terceira semana, na contagem da embriologia, da fecundação.

Gastrulação e Linha Primitiva

Nessa semana, um processo chamado gastrulação, faz com que as células se organizem na blástula, de forma que, as células que irão formar os órgãos endodérmicos (como o revestimento dos tubos digestório e respiratório) e mesodérmicos (como o tubo neural e somitos), são trazidas para dentro do embrião, ao mesmo tempo que o ectoderma é formado na superfície externa de se onde se originara a epiderme, o sistema nervoso periférico e central e varias outras estruturas.


Esse processo se da ao inicio com a formação da linha primitiva. Essa linha é originada a partir da proliferação e migração das células do epiblasto para dentro do disco embrionário. Devido a essa adição de células, acontece a extensão da linha primitiva ate formar o nó primitivo, sulco primitivo e durante esse processo pode ser observada a fosseta primitiva, que é uma pequena depressão no nó primitivo.
A partir da linha primitiva, surgem as células mesenquimais, que podem se transformar em distintos tipos celulares, que posteriormente formam, por exemplo, a maior parte dos tecidos conjuntivos do corpo e algumas migram do nó e da fosseta primitiva e formam o processo notocordal (a coluna vertebral se forma ao redor da notocorda).
Ate o inicio da quarta semana, a linha primitiva forma o mesoderma e apos isso começa a reduzir de tamanho ate se tornar uma estrutura quase imperceptível na região sacrococcígea do embrião.

Tubo Neural e Ácido Fólico

Enquanto o processo notocordal acontece, a placa neural se desenvolve e durante o processo de neurulação, as células se separam e invaginam para formar o tubo neural.
Defeitos nesse processo de neurulação geram tipos de má-formação, envolvendo a estrutura primitiva que dará a origem a medula espinhal e ao cérebro, como anencefalia e espinha bífida.








Apos realizarem pesquisas procurando as possíveis causas dessas má-formações, acharam a deficiência de acido fólico - vitamina hidrossolúvel do complexo B, necessária pra síntese de proteínas e ácidos nucleicos - por isso é recomendado a suplementação do mesmo para mulheres na idade reprodutiva e por isso esse ácido foi adicionado em alguns alimentos, como farinha de trigo e seus derivado, o que reduz o risco de má-formações de 50 a 70%.

Bom, espero ter esclarecido algumas coisas.
Beijos, e ate a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário